sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Livro “Lendas de Itapetininga e Região” (2014) e “Lendas de Itapetininga” 2ª Edição (2016) na Bienal de São Paulo

Bienal de São Paulo Marca o Sucesso dos Livros na Capital 


Do dia 26 de agosto a 04 de setembro de 2016, as autoras do livro Lendas de Itapetininga e Região (2014) e Lendas de Itapetininga 2ª Edição (2016), Maria Nunes da Costa Menk e Luciane Camargo, levaram à capital a riqueza do interior traduzida em lendas com a participação dos livros na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os livros tiveram um estande próprio, levando todo o destaque que merecem, dentro da Travessa Literária, espaço reservado para autores independentes.
Estar na Travessa Literária nos deu a oportunidade de entrar a fundo nesse movimento de divulgação de um trabalho cultural rico que muitas vezes ainda é desconhecido, por não ter obtido ainda o apoio de instituições maiores como editoras e patrocinadores culturais. Foi um avanço e tanto para a visibilidade não só do nosso trabalho cultural-literário, mas também para o nome da nossa cidade de Itapetininga, afirma Maria Nunes da Costa Menk. Realmente foi muito satisfatório estar lá todos os dias, das 9h às 22h, em contato com todos os tipos de pessoas interessadas, de crianças vindas de excursões escolares a adultos interessados e encantados com o nosso trabalho de incentivo à leitura e resgate cultural regional, proporcionando a todos que as lendas contadas há tantos anos sejam passadas de geração a geração, sem cair no esquecimento, complementa Luciane Camargo.


Como elas afirmam, a visibilidade que a presença de um livro que carrega o nome da cidade teve gerou curiosidade nas pessoas que por lá passavam sobre como é a cidade, tanto que muitos deles já propuseram conhecer a cidade de Itapetininga.As pessoas vinham até nós perguntando onde ficava Itapetininga, se era muito longe de São Paulo, e diziam estar interessadas em conhecer a nossa cidade, isso foi muito gratificante, pois nossa cidade merece ter a visita de mais turistas já que carrega tanta história e elementos singulares. Nas conversas, eu fazia questão de contar as lendas da cidade, mas também sobre as figuras históricas de Itapetininga como o grande folclorista Rossini Tavares de Lima, o compositor Teddy Vieira, os políticos Fernando Prestes e Júlio Prestes, e mesmo sobre as delícias da cidade como o famoso bolinho de frango e a vida calma do interior, afirma Luciane.
O que elas não esperavam é que, em meio a milhares de opções para escolher, tantas pessoas fossem adquirir os livros Lendas de Itapetininga e Região e Lendas de Itapetininga 2ª Edição.


Foi um sucesso de vendas, o estande estava sempre cheio de curiosos e interessados, muitas pessoas se identificaram com as lendas e com as localidades em que elas foram contadas nos livros, afirmam as autoras. Além dos livros, os olhos do Raimundão foram um sucesso à parte também, fazendo a alegria da garotada que queria se fantasiar lá na Bienal. e no Blogue <http://lendasdeitapetiningaeregiao.blogspot.com.br/>. Elas também vão postar vídeos no canal do YouTube Lendas de Itapetininga e Região , onde já estão gravados alguns vídeos em que uma das autoras conta as lendas em pontos estratégicos da cidade de Itapetininga onde elas ocorreram. Os livros estão disponíveis nas bibliotecas da cidade e podem ser adquiridos nas livrarias e papelarias da cidade, bem como on-line por meio da página do Facebook – Lendas de Itapetininga e Região – ou pelo e-mail lendasitape@gmail.com. 
Tanta visibilidade está dando bons resultados. A autora Luciane afirma que já nos primeiros dias ficou surpresa com a quantidade de instituições interessadas em apoiar o trabalho.Conheci pessoas incríveis na Bienal. Editoras, autores experientes, grandes instituições de apoio cultural, jornalistas diversos que se interessaram pelo nosso trabalho e nos entrevistaram, além dos próprios alunos que também gravaram entrevistas para trabalhos escolares. Foi uma experiência inesquecível e que espero que renda muitos frutos em um futuro próximo para podermos dar continuidade a esse trabalho. Para quem quer acompanhar de perto tudo o que aconteceu na Bienal, podem conferir mais fotos na página do Facebook Lendas de Itapetininga e Região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário