sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O Envolvimento na leitura...

Confiram o que um de nossos novos leitores escreveu para nós depois da Bienal:



"Querida Luciane,

Na minha opinião, a literatura e a música são as expressões mais absolutas da arte. Falo isso com respeito e profunda admiração à todas suas outras vertentes, mas conseguir unir palavras comuns e transformá-las em fonte de emoção, inspiração e conhecimento, em minha humilde opinião, é para alguns poucos que transcendem as formas tradicionais de interpretação de tudo que compreende nossa existência. E é nesse momento que a magia acontece, um texto pode ser lembrado e repetido a qualquer momento como fonte de inspiração momentânea e com o passar do tempo e da experiência que adquirimos, ele pode tomar outras dimensões, marcando nossa evolução. Por isso, o poder da escrita me é tão encantador.

Falei isso, porque acho que nesse momento, essa arte é um tanto banalizada pelo modelo comercial que as editoras impõem ao nosso mercado, e que infelizmente, conquista os leitores. Em hipótese alguma, tiro o mérito dos contadores de histórias de prateleiras, mas sinto falta de algo que me encante. Encontrei isso nos livros do André Vianco e de alguns outros poucos escritores atuais, mas meus olhos não brilham como eu queria.

Eis que andando pela Bienal do Livro, e achando tudo uma grande chatice (perdoe o desabafo.. acho que o chato sou eu. Kkk), e já sem nenhuma pretensão de me surpreender, me deparo com um pequeno stand com um nome sui generis “Lendas de Itapetininga e Região”. Falo de coração, que foi a única coisa que me chamou a atenção em todo o Anhembi (Tirando uma coleção de carros clássicos brasileiros, que comprei inteira e depois descobri que eram muito mais baratos na Internet. Azar o meu. Kkk).

Movido pelo entusiasmo, mas sem nenhum cuidado ou atenção aos detalhes, cheguei fazendo perguntas e atrapalhando uma de suas vendas, e por isso, já peço desculpas, mas comprei o livro, ganhei meu espantalho e não entendi nada quando a moça que me vendeu, perguntou se queria que autografasse (Mais um pedido de desculpas, não percebi que estava falando com a autora). Mesmo com todos esses tropeços, fui para casa, e naquela mesma noite, li quase o livro inteiro.

Me encantei com cada uma de suas palavras, com cada história e com a riqueza de detalhes exposta de uma maneira tão simples que me tomou completamente a atenção. São histórias deliciosas, interessantes, divertidas, assustadoras, mas acima de tudo com um toque da paixão que a Maria Menk e você tiveram para juntá-las. Fiquei muito feliz em tê-la encontrado e adorei seu livro. Certamente o que vocês fizeram pela arte e pela literatura brasileira, foi sensacional.

Parabéns, um beijo no coração e toda força a frente..

Espero o próximo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário